Notícias

Cerâmicas para revestimento e porcelanato: quais são as diferenças?

Curiosidades
15.7.2024

Descubra as distinções entre esses dois tipos populares de revestimento e saiba qual é o mais adequado para suas necessidades.

Uma dúvida comum é a diferença entre cerâmicas para revestimento  e porcelanato. Ambos são classificados como placas  cerâmicas, mas, o que diferencia um produto do outro são requisitos técnicos, especialmente a porosidade.

Ambos os produtos podem ser produzidos por uma ou mais argilas e ainda incorporar outros minerais, porém, os porcelanatos podem incorporar matérias-primas mais nobres. 

A principal diferença desses produtos ocorre durante o processo de fabricação, especialmente na compactação da matéria-prima (prensagem) e a queima. As placas cerâmicas tradicionais são queimadas em temperaturas até 1150 ºC e os porcelanatos ultrapassam os 1200ºC durante o processo de queima. 

Na parte estética, as placas cerâmicas tradicionais, de forma geral, recebem uma camada de esmaltação e uma decoração gráfica que vai conferir as mais diferentes texturas. Já os porcelanatos, além de produtos com essa decoração superficial que são classificados como esmaltados, também possuem o tipo não esmaltado, onde toda a massa da placa pode ser colorida, se assemelhando muito aos mármores e granitos. 

Devido a esse processo, o porcelanato possui características como menor absorção de água e maior resistência mecânica, sendo ideal para locais de alto tráfego, bancadas e mobiliário.

O mais importante é identificar o produto mais adequado para o tipo e local de uso. Por isso, é recomendado verificar as indicações do fabricante e se os produtos atendem aos programas de qualidade que garantem que eles estejam atendendo às normas vigentes.